Os gatos, estes animais encantadores

playing (2 of 15)A população de gatos no mundo já superou a de cães. No nosso país a população de cães ainda é maior, porém o número de gatos vem crescendo, já que o gato é o animal de estimação que mais se ajusta ao estilo de vida atual: precisa de menos espaço e, comparado ao cão, é mais independente. No entanto engana-se quem pensa que um gato pode ser tratado como um pequeno cão. Eles têm muitas particularidades, suas doenças e tratamentos são únicos e devem ser acompanhados por um veterinário. De preferência, um profissional que tenha conhecimento da medicina felina, hoje tão definida e que conta mesmo com clínicas exclusivas para o atendimento dos felinos.

Diferente do cão, os gatos têm habilidade de esconder uma doença até que ela esteja “quase” crítica. Por isso, o tutor deve estar atento a qualquer alteração de comportamento. Um gato tem uma vida média de 15 anos e para que esteja sempre saudável é importante que receba cuidados médicos desde filhote, para prevenção ou tratamento de verminoses e vacinação contra doenças virais.

Uma grande preocupação com os felinos e adequação à uma boa alimentação, que atenda às suas necessidades. A alimentação é feita composta por rações seca e úmida sempre específicas para gatos (não se deve fornecer ração de cão), além do fornecimento diário de água. Após ter desmamado (por volta dos 30 a 45 dias de vida) o gato não precisa mais ingerir leite. Quanto melhor a qualidade nutricional daquilo que o gato come, melhor sua qualidade de vida.

Outra questão importante é a higiene dos gatos. O felino tem o hábito e a necessidade de se lavar com frequência, o famoso “banho de língua”. Cuidado com o uso de acessorios, perfumes e roupas que limitem esta atividade saudável. Os banhos devem ser dados apenas naqueles que realmente necessitam e sempre com uso de produtos específicos para felinos.

A grande dica: não acreditem se disserem que o gato gosta da cas e não do tutor. É mentira. Os gatos gostam muito de carinho, sim, ronronam, brincam e mordiscam.

Categorias: Geral