Tipagem de Sangue

IMG-20150531-WA0009Assim como os humanos, os animais também tem tipo sanguíneo. Além disso podem apenas receber sangue dos mesmos de sua espécie, por exemplo um cão só pode doar para outro cão e um gato para outro gato.

Cada dia há  mais enfermidades que causam anemias graves e exigem a tranfusão como forma de tratamento. Os felinos tem 3 tipos sanguíneos: A, B e AB. O tipo A é o mais prevalente em siameses e gatos sem raça definida, também é o tipo de sangue de mais de 90 por cento de nossos gatos.

O tipo B é o mais prevalente em persas, o duduzinho persa da minha mãe, comprova isto. Gatos com sangue B não podem receber transfusão de sangue com tipo A.

O tipo AB é o mais raro de se encontrar, representando menos de 1 por cento do sangue da população de gatos atual.

Um gato doador deve ter entre 1 e 8 anos, mais de 4 kg, estar vacinado, saudável, ser negativo para enfermidades como imunodeficiencia viral felina (fiv) e leucemia viral felina(felv), além de estar com o controle de endo e ectoparasitas em dia.

O gatinho doador recebe uma sedação leve e são retirados 11 ml de sangue por kg de peso. A tipagem sanguínea é feita com um kit rápido e o sangue será utilizado por um receptor de mesmo tipo sanguíneo. A doação de sangue salva uma vida. Na clínica onde trabalho é difícil não haver um dia em que não realizemos transfusões sanguineas. Há muito mais gatinhos precisando de sangue e poucos doadores. Um gato pode doar sangue a cada três meses.  É rápido, seguro e ele estará ajudando a vida de outro bigodinho. Seja solidário, ajude a divulgar a conscientização da doação de sangue felina.

Categorias: Dicas