Bola de pelos e vômitos: quando é normal ou doença?
Esta semana abordarei no blog a sugestão da gateira Elisete Cavalheiro, mãe do lindo Jonh que está na foto que ilustra nossa matéria.
A pergunta da Elisete e dúvida de muitos apaixonados por bigodinhos: quando o vômito é problema?
Em virtude dos hábitos de higiene dos gatos de se banharem pode fazer com que pelos fiquem em seu estômago e vez ou outra eliminem um conteudo de pelo com formato que lembra um charuto contendo pelos. O nome técnico desta formação é tricobezoar e ocorre mais frequentemente em gatos com pelagem longa, porém pode ocorrer em gatos com pelo curto também.
A escovação do felino, ideal três vezes na semana, ajuda a reduzir a formação do tricobezoar. O uso de malte em pasta também ajuda na eliminação correta.
O vômito de secreções apenas ou de conteúdo alimentar muitas vezes no mesmo dia deve ser tratado imediatamente, pois o felino pode se desidratar ou ter um corpo estranho obstruindo parcial ou total alguma parte do trato gasrointestinal.
No caso de vômitos esporádicos a investigação também é importante, especialmente se acompanhada de diarreia ou inapetência.
O vômito é um sinal clínico que pode indicar doenças de muitos sistemas, como por exemplo, colangites, doença renal, hipertireoidismo, parasitoses, doença inflamatória intestinal entre outras.
Em toda doença a detecção precoce da enfermidade traz benefícios ao paciente e a possível cura da patologia. Leve seu felino ao veterinário, pois ele é o profissional amigo da saúde do seu bigodinho.
Categorias: Dicas